Quinta-feira, Maio 1, 2025

Tudo sobre a Fórmula 1

Notícias

Russell Conquista a Pole no GP da Grã-Bretanha

Mercedes Domina a Primeira Fila

George Russell garantiu uma impressionante pole position na classificação para o Grande Prêmio da Grã-Bretanha, com a equipe Mercedes ocupando as duas primeiras posições. Lewis Hamilton conquistou o segundo lugar, o que fortaleceu ainda mais a equipe.

Russell estabeleceu o ritmo inicial durante as primeiras tentativas do Q3. Ele melhorou ainda mais em seu esforço final, marcando um tempo de 1m 25.819s. Assim, ele ficou 0,171s à frente de Hamilton. Lando Norris, da McLaren, seguiu em terceiro, completando um top três totalmente britânico.

LEIA MAIS: Confira a classificação do GP da Grã Bretanha

Q1 – Hamilton define o ritmo enquanto Perez sofre uma saída precoce

Verstappen Luta pelo Quarto Lugar

Max Verstappen conseguiu apenas o quarto lugar na Red Bull, pois foi prejudicado por uma ida anterior pela brita em Copse. Oscar Piastri ficou em quinto para a McLaren. Nico Hulkenberg chamou a atenção ao conquistar o sexto lugar com a Haas, à frente de Carlos Sainz, da Ferrari.

Stroll e Alonso Melhoram Desempenho

Lance Stroll e Fernando Alonso tiveram um dia melhor para a Aston Martin do que nos fins de semana recentes. Eles garantiram P8 e P10 no grid, respectivamente. Alex Albon, da Williams, se encaixou entre eles em P9.

LEIA MAIS: CONFIRA OS HORÁRIOS DO GP DA GRÃ BRETANHA

Decepção para Leclerc

Foi um dia decepcionante para Charles Leclerc, da Ferrari. Ele foi empurrado para a zona de eliminação do Q2 e terminou a sessão em P11. Ele largará ao lado do Williams de Logan Sargeant em P12, marcando o melhor desempenho de qualificação do americano no ano.

RB e Kick Sauber em Posições Modestas

A dupla da RB, Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo, saiu em 13º e 15º, respectivamente. Zhou Guanyu, da Kick Sauber, ficou entre eles em 14º lugar.

Outros Destaques e Incidentes

Valtteri Bottas quase conseguiu avançar para o Q2 na Kick Sauber, ficando em P16. Kevin Magnussen, da Haas, seguiu em P17 após uma excursão em Copse nos minutos finais do segmento.

LEIA MAIS: Confira o que aconteceu na Sprint Race da Fórmula 2

Alpine e Red Bull Sofrem

Esteban Ocon e Pierre Gasly, da Alpine, ficaram em uma decepcionante P18 e P20. Gasly já estava definido para largar do fundo devido a uma penalidade por troca de elementos da unidade de potência. Sergio Perez teve um desastre ao ficar preso na brita nos minutos iniciais da sessão. Incapaz de retornar, o piloto da Red Bull larga em P19.

Momentos Finais do Q1

Uma fila de pilotos se formou no pit lane aguardando a retomada do Q1. Todos estavam ansiosos para completar suas voltas antes de outra chuva. Quando o grupo saiu com sete minutos restantes, parecia que a chuva estava a caminho. Os fãs nas arquibancadas pegavam seus ponchos.

Houve problemas para Stroll, que seria investigado após a sessão por sair do pit exit com o semáforo vermelho. Um incidente no pit lane envolvendo Stroll e Alonso foi anotado. Na pista, houve drama para Verstappen, com o campeão mundial tendo um leve deslize em Copse. Ele conseguiu evitar o destino de seu companheiro de equipe.

Magnussen teve uma excursão na mesma curva. Enquanto as voltas voavam, aqueles em risco tentavam sair do perigo. Hamilton foi para o topo da tabela de tempos com 1m 29.547s. Zhou impressionantemente colocou seu Kick Sauber em P8.

Nos minutos finais frenéticos, Verstappen e Norris só conseguiram P11 e P13, respectivamente. Outros não foram tão sortudos. Bottas perdeu por pouco a passagem para o Q2, assim como Magnussen. A dupla da Alpine, Ocon e Gasly, sofreu uma queda de desempenho recente, terminando a sessão em P18 e P20.

Perez foi o maior nome a sair em P19, não conseguindo voltar à sessão após sua ida à brita.

Eliminados: Bottas, Magnussen, Ocon, Perez, Gasly

LEIA MAIS: Confira a Classificação de Pilotos da F1

Q2 – Norris Lidera e Leclerc é Eliminado

Foi novamente um início movimentado quando as luzes ficaram verdes para o Q2. Albon liderou uma fila de carros para a pista. O controle de corrida confirmou que as condições normais de aderência estavam em jogo. O DRS estava habilitado, e todos estavam com o pneu macio para suas voltas iniciais.

Norris se viu no topo com seu tempo de 1m 27.432s nas primeiras tentativas, antes de ser deslocado pelo Aston Martin de Alonso. A dupla da Williams também chamou a atenção, com Albon e Sargeant ambos aparecendo no top 10 em determinados momentos.

Sainz assumiu a liderança enquanto o segmento chegava à metade. A ordem continuou a mudar à medida que os minutos passavam. Piastri ficou mais rápido antes de Hulkenberg se tornar o mais rápido em uma pista em secagem.

Nos minutos finais da sessão, Stroll, Leclerc, Zhou, Tsunoda e Ricciardo estavam em risco. Norris, Russell e Hamilton novamente formaram um top três totalmente britânico. Verstappen estava em perigo em P10, levando o piloto da Red Bull a sair para mais uma volta.

Enquanto a ordem mudava ainda mais com as últimas voltas rápidas sendo registradas, Norris permaneceu no topo enquanto Verstappen se colocou em P6. Stroll entrou em P10, empurrando Leclerc, da Ferrari, para fora, deixando-o em P11.

Sargeant não conseguiu avançar para o Q3, mas ainda conseguiu um decente P12. Tsunoda ficou em P13, Zhou em P14 e Ricciardo completou os pilotos eliminados em P15.

Eliminados: Leclerc, Sargeant, Tsunoda, Zhou, Ricciardo

Q3 – Russell Garante a Pole e Mercedes Domina a Primeira Fila

O Q3 começou silenciosamente, mas os mecânicos da Red Bull pareciam ocupados antes do início da sessão. A equipe aparentemente verificava se a ida de Verstappen pela brita em Copse causou algum dano ao fundo do RB20.

O holandês logo voltou à pista, no entanto, quando a disputa pelos dez primeiros começou. Norris parecia estar a caminho da pole provisória. O piloto da McLaren foi então deslocado por Russell, que foi o mais rápido com uma volta de 1m 26.024s, apenas seis milésimos de segundo à frente de Norris. Hamilton se colocou em terceiro.

O foco se voltou para as últimas voltas rápidas, com Albon, da Williams, liderando o pelotão. O esforço de Verstappen sofreu no início, depois que o campeão mundial perdeu tempo no primeiro setor, deixando-o em quarto lugar.

Na frente, a multidão aplaudiu quando Hamilton parecia ter garantido a pole. No entanto, Russell varreu para roubar o título de seu companheiro de equipe, melhorando seu tempo inicial para registrar 1m 25.819s. Norris ficou em terceiro, marcando um top três totalmente britânico em Silverstone.

Verstappen terminou a sessão em quarto, à frente de Piastri em quinto. Hulkenberg teve outra impressionante performance de classificação, ficando em sexto para a Haas. Sainz seguiu em sétimo, à frente de Stroll e Albon, com Alonso completando o top 10.

Fonte: Site Oficial da Fórmula 1

2 thoughts on “Russell Conquista a Pole no GP da Grã-Bretanha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *